sábado, 11 de fevereiro de 2012

1º Educoencontro de 2012

1º Educoencontro de 2012

· Educação Nota 10 à Rio Educa = dicas de sites e links para ajudar nas aulas da Educopédia;

· Calendário de metas à participação dos produtores no Rio Educa;

· Pé de Vento, Transformação 3.0, Educoteca (lançamento em março);

· Na parte “O que é?” tem um tutorial da Educopédia, com dicar;

· Dar preferência ao Google Chrome para publicações;

· Nos Curso para os professores, tem a capacitação pra Educopédia;

· Fonte Arial 18;

· Para conseguir espaçamento é melhor salvar o texto como imagem;

· As imagens precisam ficar no banco de imagens para permanecer na plataforma;

· Formatar imagem – cadeado fechado à altura e largura ficam proporcionais;

· Inserir link também na própria tela de formatar;

· Escolher destino à nova janela – para abrir em uma nova janela, ao invés de abrir na mesma janela;

· Vídeo do youtube = selecionar endereço e usar o botão do youtube (não mudar largura nem altura);

· Não dá para verificar como ficou o vídeo (assim como as imagens), é preciso publicá-lo;

· Ver vídeos tutoriais com + dicas;

· Banco de arquivos – para incluir arquivos na plataforma à último botão à direita – é criada uma “url” pra ele;

· Incluir o arquivo (url) no ícone padrão adequado;

· Usar tabela para colocar 2 imagens alinhadas;

· Formatar título e questionário.

CAPACITAÇÃO DE GEOGRAFIA – FEVEREIRO DE 2012


· “A Cidade como patrimônio socioambiental” Prof.º Lincon

· Palavras chave: ambiente e patrimônio (dinâmica das 3 palavras);

· Necessidade de saber o que o aluno já sabe ou entende dos assuntos que serão estudados;

· Livro “Meio Ambiente e Representação Social” – Marcos Reigota;

· O ambiente é patrimônio;

· Livro “A conquista da América”;

· Patrimônio muito ligado ao estilo de vida.


· “Práticas Pedagógicas Alternativas em Geografia” – Prof.º Ricardo Simões:

· Trabalho de campo, teatro e confecção de maquetes;

· Teatro à peça didática;

· Livro “Dramatização para o ensino da Geografia”;

· Maquetes a partir de mapas e de imagens de satélite;


· “Relações da África com o mundo” – Prof.º Eduardo Borges:

· África do Sul incluída no BRINCs;

· Livro “Encostas Negras”;

· A força das imagens é muitas vezes maior do que a força dos discursos;

· 85% das pesquisas sobre a África foram feitas fora do continente;

· Chifre da África = região geo estratégica;

· É preciso um olhar crítico para a fome da África à terras usadas para a produção de grãos para criação de animais para mercados globais e locais;

· Aquecimento Global não é só + calor, mas sim extremos climáticos – nevascas e ondas de frio rigorosos pode estar ligadas a isto, ex. seca no Nordeste;

· Geopolítica do petróleo, gás, terra fértil e água;

· Geopolítica energética da Rússia – que está com a Europa nas mãos;

· Saara = rota dos espelhos solares e turbinas geradoras de energia à esta ideia esbarra no problema destas turbinas só funcionarem com água doce – necessidade de desalinização das águas do Atlântico;

· Água = problema mundial à podemos encontrar tipos alternativos de energia, mas não de água;

· Dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 1 bilhão são famintas!


Todo professor regente de Sala de Leitura precisa...


· Ter a equipe completa (2 professores);

· Ter o acervo organizado (programa de informatização);

· Ter um ambiente acolhedor, bem organizado;

· Desenvolver ações de formação junto à CRE;

· Subsidiar o trabalho da CRE, com o levantamento de dados da SL;

· Estabelecer horário semanal para planejamento;

· Alunos monitores na SL à apoio no empréstimo e divulgação dos livros;

· Ter um computador exclusivo para o acervo (trocar a senha de acesso);

· Participar das reuniões com a GED;

· Desenvolver ações com os pais (roda de leitura, empréstimos, etc.);

· Atuar em parceria com as bibliotecas escolares municipais;

· Apresentar seu plano de trabalho;

· Organizar e divulgar na escola seu “Diário de Bordo”;

· Organizar o “Cantinho Multirio”;

· Haverá outra reunião em março para esmiuçar estes detalhes para as professoras novas;

· Trabalhar com a Educopédiaà Grandes Obras, Asas de Papel e Pé de Vento;

· Dinamizar os tempos na grade com os projetos;

· Colocar na Sala dos Professores, na porta da SL e na direção o diário de bordo da SL (que pode ser semanal);

· Sugestão de fazer maratona de histórias mensalmente;

· Selecionar, dentre os muitos projetos externos, os que estão + afinados com a escola, não entrar em todos;

· A DR só será autorizada para trabalhar na grade de atendimento;

· Modelo do Plano de Trabalho será enviado por e-mail;

· RCL = Rio uma Cidade de Leitores.

NOVIDADES DE 2012

· Educação Infantil:

· Biblioteca da 1ª Infância = leitura para bebês – estratégias específicas para esta faixa etária (ouvir histórias pelo professor, manusear diferentes livros);

· Ampliação do acervo para EI/EDIs;

· Casas de Alfabetização (1º ao 3º anos):

· Na 7ª CRE já temos uma: E. M. Carlos Delgado de Carvalho;

· Livros de literatura nas salas;

· 1º e 2º anos: ênfase no acervo aos livros e às práticas de leitura;

· Estratégias específicas para o 3º ano;

· NCM = Nenhuma Criança a Menos = 2º e 3º anos, iniciando após o carnaval;

· Primário = 4º ao 6º anos:

· 6º ano com professor II generalista;

· Leitura, pelo aluno, de pelo menos 1 livro por mês;

· Diário do aluno, diário do leitor;

· Leitura semanal de não ficção (livros informativos, jornais, revistas, manuais, etc.);

· NCM = após o carnaval, com os alunos repetentes e os alunos com R em 2011;

· Ginásios Cariocas (7º, 8º e 9º anos):

· Estratégias de leitura literária para adolescentes;

· Projetos Jovens Leitores, Teatro das letras, Cine Adapt (cinema e literatura);

· NJM = Nenhum Jovem a Menos – início após o carnaval;

· 7º ano – inglês como literatura estrangeira;

· Uso dos DVDs;

· Haverá um GEO (Ginásio Experimental Olímpico) em cada CRE – 1º em Santa Teresa;

· Assim como haverá um GET (Ginásio Experimental Tecnológico) em cada CRE – 1º na Rocinha;

· Livros de literatura estrangeira para os alunos, serão adquiridos pela SME;

· PEJA:

· Acesso ao Laboratório de Informática, à Sala de Leitura e aos acervos disponíveis;

· Sugestão de trabalho com o PEJA com leitura de não ficção;

· Estratégias de leitura literária para jovens e adultos;

· O ideal seria que o prof. de SL ficasse pelo menos 1 noite, para disponibilizar o acervo a estes alunos;

· Educação Especial:

· Estratégias de leituras literárias específicas;

· Acessibilidade de acervo – áudio livros, livros a Braille, etc. e equipamentos (lupas eletrônicas, softwares, etc.);

REUNIÃO DE SALA DE LEITURA DA 7ª CRE – FEVEREIRO DE 2012

REUNIÃO DE SALA DE LEITURA DA 7ª CRE – FEVEREIRO DE 2012:

· Responsáveis na GED: Kátia, Rosemauro e Estela: 3325-5136

· Diretrizes de 2012:

· Dias de atendimento na SL: 3ª, 4ª e 5ª feiras, pois os cursos e reuniões serão às 2ª e 6ª feiras;

· “Rio, uma cidade de leitores” – promoção da leitura e formação de leitores

· Apoio ao trabalho dos professores regentes da escola;

· Divulgação de materiais, acervo Multirio, sugestões de textos, sites, vídeos, etc., orientações às pesquisas escolares,

· Biblioteca do Professor – ter uma estante para estes livros na SL;

· Estar com o planejamento da Sala de Leitura sempre em dia!

REUNIÃO DE SALA DE LEITURA DA 7ª CRE – DEZEMBRO DE 2011


· Informes pela Prof.ª Nedir – Gerente da GED:

· Não usar a 4ª feira para CE do Prof.º II, os CEs devem ser preferencialmente em 2 dias, senão o CP não faz + nada;

· 2 tempos de EF, 1 de Inglês, 1 de Artes e 1 de SL;

· Pode usar o estagiário para o Cest;

· A EI não entra neste esquema de CEs;

· Prof.º de SL não poderá substituir prof. regente de turma, pois estará na grade de horários;

· Caso não tenha os 5 tempos, o prof. regente é que ficará com sua turma e fará CE parcial. Nestes casos, avisar à GED;

· 6º ano em diante não entram nesta grade da SL;

· Programa “Rio, uma cidade de leitores” (Jovens leitores);

· Flav = Feira Literária do Valqueire;

· A Sala de Leitura não fará reforço, mas sim deverá desenvolver os projetos, dinamizar o acervo, empréstimos, contato com as mídias.

ESCOLA MUNICIPAL RENATO LEITE

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA - PROFESSORA TATIANA – 6º ano

Os conteúdos serão trabalhados com uso dos Cadernos Pedagógicos da PCRJ/SME, das aulas da Educopédia e do Livro didático. A avaliação será constante, a partir das atividades realizadas nas aulas. Além disso, faremos uma avaliação escrita, no período das Provas Bimestrais.

· CONTEÚDOS DO 1º BIMESTRE:

· Espaço Geográfico,

· Paisagem e Lugar,

· Alfabetização Cartográfica,

· Coordenadas Geográficas e Fusos Horários,

· Escalas, legenda, leitura e interpretação de mapas.

· CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE:

· Noções de Astronomia: a Terra no Sistema Solar,

· Movimentos de Rotação e de Translação da Terra,

· Tempo e Clima,

· Fatores e Elementos do Clima,

· Ação Antrópica no meio ambiente,

· Estrutura da Terra,

· Oceanos – localização e importância.

· CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE:

· Relevo terrestre e seus agentes,

· Elementos Geomorfológicos,

· Placas tectônicas e rochas,

· Agentes Internos e externos,

· Solos – tipos e características.

· CONTEÚDOS DO 4º BIMESTRE:

· Meio Ambiente e Sustentabilidade,

· Recursos Renováveis e não renováveis,

· Fontes Alternativas de Energia,

· Noções de Biomas,

· Desmatamento e desertificação,

· Questão sociocultural.


PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA - PROFESSORA TATIANA – 7º ano

Os conteúdos serão trabalhados com uso dos Cadernos Pedagógicos da PCRJ/SME e das aulas da Educopédia. A avaliação será constante, a partir das atividades realizadas nas aulas. Além disso, faremos uma avaliação escrita, no período das Provas Bimestrais.

· CONTEÚDOS DO 1º BIMESTRE:

· Território brasileiro: formação e localização,

· Estados e municípios brasileiros,

· Indicadores sociais do Brasil,

· Regionalização do Brasil,

· População brasileira: formação e características demográficas.

· CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE:

· Espaço Urbano e Espaço Agrário,

· Movimentos migratórios,

· A população e o trabalho no Brasil,

· Uso da terra e conflitos no campo,

· Urbanização brasileira.

· CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE:

· Processo de industrialização brasileira,

· Conceituação e tipificação das indústrias,

· Localização das indústrias, em nosso país

· Base energética alternativa,

· A cidade do Rio de Janeiro,

· Problemas sociais e ambientais de nossa cidade.

· CONTEÚDOS DO 4º BIMESTRE:

· Complexos Regionais:

Ø Região Nordeste,

Ø Região Amazônia e

Ø Região Centro-Sul,

· Divisão Regional do IBGE:

Ø Região Norte,

Ø Região Nordeste,

Ø Região Centro-Oeste,

Ø Região Sudeste e

Ø Região Sul.