quarta-feira, 28 de julho de 2010

Planejamento é fundamental pra tudo mesmo!

Hoje fui deixar meu carro no mecânico e aproveitei para levar minha mãe pra conhecer o centro da Taquara, onde o comércio é variadíssimo!

Nos arrumamos e saimos de casa.

Será que é preciso planejar até um simples passeio?

Aparentemente não, mas é bom... Vejam porque:

Deixamos o carro, paramos pra almoçar e seguimos caminhando pelo bairro. Entramos numa loja e quando fomos pagar, aonde estava minha carteira???

Simplismente esqueci em casa! Vocês acreditam??? Esqueci a carteira com toooooooooooooodos os documentos, cartões, documentos do carro... Eu só tinha uns trocados, que logo se foram...

Resumindo a tragédia: acabou o passeio, pois minha cabeça estava em casa, se eu tinha esquecido aqui ou perdido tudo...

Por isso minha gente, antes de sair de casa para um simples passeio, é preciso planejar... para onde vou? o que preciso levar? etc. e tal

Que esse susto me sirva de lição e a vocês também!

Boa tarde!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Créditos deste projeto

Este Projeto foi idealizado por mim, que atuo como Coordenadora Pedagógica, junto ao corpo docente da E. M. Júlia Lopes de Almeida, situada no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro.

Foi planejado para este ano letivo e esta sendo executado com louvor!

É claro que tivemos imprevistos, como as enchentes no final de março, que assolaram nossa cidade, e a Comunidade dos Prazeres, em particular.

Mas planejar é assim mesmo: fazer, refazer, corrigir e replanejar o tempo todo. Dá trabalho? Muuuuuuuuuito! Mas também vale muito a pena!

Culminância e Bibliografias

8 - Culminâncias:

Serão feitas 3 culminâncias deste projeto, ao final de cada trimestre. Além disso, durante o ano letivo ocorrerá uma série de ações, tais como:

• Exposição dos trabalhos feitos durante os trimestres,

• Representações teatrais e de jograis,

• Apresentações de dança, expressões corporais e músicas,

• Visitação aos centros culturais do bairro.


9 - Bibliografias:

- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
- a Lei de Diretrizes e Bases (LDB),
- Orientações Curriculares da SME,
- HERNANDES, F. e VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998,
- Cury, Augusto. Pais brilhantes*Professores fascinantes: Rio de Janeiro:sextante,2003,
- MOURA. Dácio G. BARBOSA. Eduardo F. Trabalhando com projetos: Planejamento e gestão de Projetos educacionais. Petrópoles. RJ. Vozes, 2006.

7 - Avaliação do Projeto

AVALIAÇÃO DO PROCESSO

A avaliação será continuada e sistemática, através da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno e terá as funções de alimentar, de sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Eis algumas estratégias que serão empregadas na avaliação:

• Avaliação sistemática – com a utilização do Registro de Classe,

• Análise da produção dos alunos,

• Atividades específicas de avaliação – exercícios, testes (diagnósticos),

• Avaliações Bimestrais – da SME,

• Auto-avaliação – para os alunos desenvolverem análise e interpretação das produções.

A recuperação será constante e paralela, a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos, com emprego de metodologias diversas.

6 - Desenvolvimento / Procedimentos

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Em cima deste tema norteador: “O olhar de Santa Teresa para o mundo”, as turmas irão trabalhar as seguintes temáticas:

• 1º trimestre (março, abril e maio) “Olhar pra mim e pra nós” – bairro, cidade, estado e país.

• 2º trimestre (junho, julho, agosto) “Olhar para o mundo” – os continentes e países participantes da Copa do Mundo na África do Sul.

• 3º trimestre (setembro, outubro, novembro) “Diversidade de olhares” – valorização das diferenças e semelhanças.
Culminâncias:

Objetivos do Projeto

5) OBJETIVOS

A escola se propõe a desenvolver um trabalho técnico de qualidade, envolvendo toda a comunidade escolar com compromisso e competência, levando à formação de um cidadão crítico, reflexivo, participativo e criativo, capaz de transformar a sociedade.

Objetivos Pretendidos

• Estudar, durante o ano letivo, a história pessoal dos alunos, através de uma perspectiva histórica dialética que aponte para o entendimento da geografia, como uma abordagem histórica dedicada à análise dos processos sociais da formação do território;
• Mapear as expressões culturais do bairro, da cidade, do estado, do país e do mundo, oportunizando o reconhecimento da pluralidade cultural imensa na qual estamos imersos;
• Realizar um trabalho interdisciplinar, permitindo o envolvimento dos vários conteúdos estabelecidos pelo currículo escolar;
• As turmas serão compartilhadas pelos professores de Educação Física, proporcionando a pluralidade do trabalho de cada profissional, como suporte ao conhecimento das diversas atividades envolvidas no projeto.
• O PPP enfocará, ainda, a necessidade da Educação Ambiental, que começa com pequenas mudanças de hábito, chegando até ao gerenciamento, de modo sustentável, dos recursos naturais. Pretendemos, desta forma, colaborar direta ou indiretamente na qualidade de vida da comunidade escolar, buscando, numa práxis transformadora, mediar a construção de cidadania dos alunos e da comunidade em geral. Assim, trazendo para o cotidiano escolar práticas direcionadas para uma efetiva transformação / construção coletiva de uma consciência sócio-ambiental;
• Assim, o PPP enfocará os aspectos sociais e históricos, culturais e ambientais.

Público Alvo e duração do Projeto

3. Público alvo

O projeto foi desenvolvido, pensando-se numa escola que atenda da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental, ou seja, atual 5º ano.

DIAGNÓSTICO - CONTEXTO DA ESCOLA

Como está a nossa escola...
- Nossa Escola está buscando novas parcerias junto à comunidade, nas ONGs, escolas privadas, Centros Culturais, Núcleos de Artes e etc.
- A função da mesma, todavia, ainda está sobrecarregada, deixando os alunos às vezes desmotivados, por falta de atividades direcionadas para a alfabetização, bem como outras necessidades pedagógicas.
- Alguns alunos são faltosos, o que prejudica seus desempenhos.
- A escola precisa de professores de apoio para reforço escolar e de profissionais de outras áreas (psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros).
- A nossa UE carece de espaço físico, para suprir todas as necessidades do corpo discente.


Como a queremos...
- Uma Escola democrática, transformadora, integrada entre si e com a comunidade, sendo mais atrativa para seus alunos, tendo como principal função: construir conhecimento, formando cidadão consciente e ético, ou seja, um aluno participativo.
- Uma Comunidade Escolar que valorize a educação, que seja mais participativa e tenha noção de pertencimento.


O que fazer para transformá-la...
- Reafirmar a parceria com a comunidade, redefinindo seus papéis, demonstrando a importância de cada uma;
- Promover palestras e debates, atividades (exposições), reuniões para resgatar a valorização da relação da comunidade com a escola;
- Construir com o aluno a consciência de seus direitos e da necessidade de cumprir com seus deveres;
- Propiciar um bom relacionamento entre os funcionários da Escola, fazendo imperar a solidariedade mútua e a cordialidade.



4. Período / duração

A duração desejada deste projeto é de um ano letivo. Todavia, de acordo com o retorno da Comunidade Escolar, isto poderá ser extendido.

Um olhar de Santa Teresa para o mundo (continuação)

MARCO REFERENCIAL
Indica o 'rumo', o horizonte, a direção que a instituição escolheu, implica, portanto, opção e fundamentação.
A função maior do Marco Referencial é a de tensionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização do Diagnóstico. Está organizado da seguinte forma:
• O Marco Situacional (onde estamos, como vemos a realidade)
• O Marco Doutrinal ou Filosófico (para onde queremos ir)
• O Marco Operativo (que horizonte queremos para nossa ação)

MARCO SITUACIONAL
O Marco Situacional é a percepção do grupo em torno da realidade em geral: como a vê, quais seus traços mais marcantes, qual a relação do quadro sócio-econômico, político e cultural mais amplo e o cotidiano da escola.
Neste Marco o que se pretende é a explicitação de uma visão geral da realidade e não apenas uma análise da instituição na perspectiva micro, pois isto será feito na fase do Diagnóstico. A seguir, exemplos de questões para elaboração do Marco Situacional:
• Como percebemos a inserção do bairro, da cidade, do estado, do país, no mundo?
• Em cima deste questionamento que basearemos nosso PPP, para valorizar o conhecimento histórico e a bagagem cultural sobre os diversos povos do mundo.
• Que concepções temos de: Educação? Conhecimento? Escola? Comunidade? Sala de aula? Professor? Aluno?
Conhecendo o que nosso corpo discente pensa a respeito destas questões, pretendemos estreitar os laços afetivos entre todos os membros, despertando a consciência de que todos são importantes e devem ser respeitados.


MARCO DOUTRINAL
O Marco Filosófico equivale aos princípios norteadores do ideal geral da instituição escolar.
• Que finalidade queremos para a Escola?
• Que papel desejamos para a Escola em nossa realidade?
A partir destas duas questões, a Escola – enquanto espaço disseminador de cultura – deve priorizar uma metodologia que leve os alunos ao desenvolvimento da imaginação. Por esta razão, o nosso trabalho pedagógico será norteado, partindo do bairro de Santa Teresa, para o mundo. Desta forma, os alunos terão mais conhecimento da história e da cultura que os envolvem constantemente, no bairro que estudam e residem, e as diferenças culturais dos povos, que formam a miscigenação do bairro de Santa Teresa.
A intenção do corpo docente é fazer que, durante o ano letivo de 2010 e os seguintes, todos estejam engajados na execução do PPP e proporcionem um aprendizado prazeroso e principalmente significativo. Além disso, através do incentivo à leitura e à escrita, pretendemos que todas as crianças cheguem ao final do ciclo de formação alfabetizadas.

MARCO OPERATIVO
Diz respeito à organização das ações da coletividade escolar. O Diagnóstico e a Programação são elaborados com base nas indicações levantadas pelo Marco Operativo.
Para atingir a meta de todos alfabetizados no 3º ano, estas turmas terão atividades especificas de alfabetização, além de trabalho diversificado e recuperação paralela dentro de sua classe regular.

Um olhar de Santa Teresa para o Mundo

2 - Introdução / Apresentação / Justificativa

Nos propomos, a partir deste, a desenvolver um trabalho técnico de qualidade, envolvendo toda a comunidade escolar com compromisso e competência, levando à formação de um cidadão crítico, reflexivo, participativo e criativo, capaz de transformar a sociedade.

Decidiu-se pela seguinte tema norteador do Projeto: “O olhar de Santa Teresa para o mundo”. Assim, traremos para o cotidiano escolar uma ampliação do conhecimento, ao trabalharmos a noção de mundo, através dos continentes. Desta maneira tornaremos o aprender prazeroso e significativo, além disso, e de uma forma lúdica, estaremos estimulando a leitura e a escrita, através da Copa do Mundo.

A elaboração do Marco Referencial, que correspondem à finalidade da instituição escolar, será de fundamental importância para a realização do Diagnóstico, ou seja a representação da realidade da escola, e este orientará a construção da Programação com vistas à construção da escola dos nossos sonhos.

Projeto de Trabalho

Este projeto contém os seguintes itens:

1. Tema: Um olhar de Santa Teresa para o mundo

2. Introdução / Apresentação / Justificativa (com base no referencial teórico)

3. Público alvo

4. Período / duração

5. Objetivos

6. Desenvolvimento / Procedimentos (com sugestões de atividades)

7. Avaliação

8. Culminância

9. Bibliografia

Que serão postados separdos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Na verdade já tenho vontade de ter um blog, um diário virtual, sobre minhas experiências na Educação, a algum tempo.

Este, como acabou de dizer uma amiga, é o "pontapé inicial", são as primeiras de muitas linhas que ainda digitarei.

Abraços,

Tati

Estou começando hoje, dia 26 de julho de 2010 a escrever as primeiras linhas deste blog, como solicitação de um trabalho final do meu 1º curso on line, sobre Pedagogia de Projetos Dinâmicos.

Aos poucos, irei compartilhar com outras pessoas meus pensamentos, sonhos, planejamentos, angústias e conquistas na Educação.

Hoje apenas estou treinando e estreiando este novo espaço!

Sejam todos benvindos!

Tatiana